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Produção de Imagem, dia 01, realizada em 20/05/2025, no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, com a equipe interdisciplinar de oficineiros(as) e arte educadores, que atuaram e atuam no T.A.N.Q!

  • Foto do escritor: SADOQUE
    SADOQUE
  • 10 de jun.
  • 1 min de leitura

A interdisciplinaridade é fundamental para o desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em contextos periféricos, pois permite integrar saberes diversos — como arte, educação, sociologia e cultura local — de forma a valorizar a complexidade das realidades vividas por seus moradores.

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Ao romper com as barreiras entre disciplinas, essa abordagem possibilita a criação de metodologias mais flexíveis e contextualizadas, que dialogam diretamente com as demandas e potências das comunidades. Por exemplo, a união entre expressões artísticas (como artesanato, música ou dança) e reflexões críticas sobre identidade e território pode ampliar o impacto educativo, transformando a arte em ferramenta de empoderamento e transformação social.

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Além disso, quando essas ações são lideradas por moradores das próprias periferias, a interdisciplinaridade ganha ainda mais relevância, pois agrega o conhecimento de causa combinado ao conhecimento acadêmico, à vivência prática, fortalecendo a autonomia e a representatividade local.

A mistura de linguagens artísticas com pedagogias participativas, por exemplo, pode estimular a criatividade e a reflexão coletiva, enquanto abordagens históricas e sociológicas ajudam a ressignificar narrativas marginalizadas. Dessa forma, a interdisciplinaridade não só enriquece o processo educativo, mas também fortalece a identidade cultural, promovendo ações que são, ao mesmo tempo, artisticamente inovadoras e pedagogicamente transformadoras.


O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.


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