Oficina nº 07 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 18/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO C, do fundamental 1:
- SADOQUE
- 24 de mar.
- 1 min de leitura
Sendo o segundo encontro com a turma, desenvolvemos com eles atividade voltada a compreensão do que vem a ser a Leitura Visual, contextualizando esse tipo de leitura com a realidade a qual encontram-se inseridos, dando como exemplo o bairro Valéria.

Em seguida, a orientação foi que eles desenhassem, segundo as percepções visuais do cotidiano deles, tudo aquilo que eles veem e consideram como sendo arte. Fosse os pais, fosse um capoeirista, trancista, jogador, borboletas, arvore, ou até a produção de origami.
Complementamos as instruções lembrando que todo atrista assina sua obra, para que os alunos colocassem o nome em seus desenhos antes de entregar aos oficineiros.
Disso fomos contextualizando o intuito da atividade, e explanamos que o que fizeram foi materializar a leitura visual da própria realidade, e o como cada um lê as informações que recebem a partir do que veem.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral
Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02
Clemilda Maria / @cleomaria14 – Monitor(a)
Priscila Mota / @pmsantos_tilsp – Interprete de LiBras
O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da
Cultura, Governo Federal.























Comentários