Oficina nº 05 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 12/02/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO D, do fundamental 1:
- SADOQUE
- 24 de mar.
- 1 min de leitura
Ao retomarmos os encontros, e fazer recapitulação de assuntos que foram explanados no primeiro contato que tivemos, seguimos para o aprofundamento e conceituação básica do que vem a ser a Leitura Visual.

Propomos para os alunos que eles fizessem desenhos que de coisas que eles viam no dia a dia, e entendessem como sendo artístico ou cultural, independente do que fosse, e transformasse a coisa imaginada por eles em desenho, enquanto maneira de materializar as percepções visuais.
As perguntas tomaram conta da sala de aula: como? Quem? por que? o que é arte?
Despertar a curiosidade a partir da atividade proposta serve enquanto meio de interação, e aguçamento do ordenamento das ideias e das informações que os alunos recebem a partir do que imaginam.
Claro, tudo precisou ser leve, ser dinâmico, ser segundo o entendimento deles.
Deixamos claro que o desenho não precisava estar mil maravilhas, mas que dissesse alguma coisa a partir da visualização.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral
Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02
Clemilda Maria / @cleomaria14 – Monitor(a)
Priscila Mota / @pmsantos_tilsp – Interprete de LiBras
O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da
Cultura, Governo Federal.
#escolamunicipalprofessoafonsotemporal #arteeducação #professor #professora #OficinaLerComunica #arte #cultura #vale #bastidores #bairro #valeria #salvador #bahia



















Comentários