top of page

Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 08, realizada dia 18/07/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO D, do ensino fundamental 1:

  • Foto do escritor: SADOQUE
    SADOQUE
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura

O entusiasmo não foi diferente com a segunda turma que receberá as oficinas de música. A abordagem pedagógica foi readaptada para o público e faixa etária, sem fugir da metodologia principal, que é a partilha de saber sobre o RAP e o TRAP.


Esse primeiro contato, nos atemos a apresentar o projeto, onde a oficina está alocada nas ações, a importância de se discutir esse assunto em sala de aula, a lei que possibilitou a chegada do projeto na unidade educacional, financiamento dentre outros.

ree

Eu, Sadoque, enquanto arte educador tomei a liberdade de desenvolver com os alunos e alunas um instrumento de interação, que é pedir para cada aluno se apresentar, e além disso dizer o que carreira pretende seguir no futuro; e assim fizeram.


Perguntei sobre o segmento musical que mais gostavam. Uns disseram sertanejo, outros pop, funk, pagode, gospel, reggae, até quem dissesse que gosta de todos os segmentos (eclético).

Disso fui indagando: por que vocês gostam? E assim, fizemos com que aquele encontro fosse tido como um espaço para que eles e elas falassem, falassem da realidade, da relação deles com a música, do que a música os faz sentir.


Ao longo do projeto introduzimos assuntos sensíveis, como: exploração do trabalho infantil, do ECA, nessa turma em específico sentimos a necessidade de falar sobre exploração sexual infantil, com a partilha de adesivos enquanto instrumento de aproximação, e solicitei que eles lessem mais a respeito, buscassem informação.


Concluí o encontro agradecendo e lembrando do próximo encontro na semana seguinte.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador


O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
NOVA RÉGUA DE MARCA TANQ! 2025.png
bottom of page