Oficina de Dança, nº 07, realizada dia 28/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com as turmas do ensino fundamental 1, com apresentação de expressões artísticas do
- SADOQUE
- 31 de ago.
- 1 min de leitura
A oficina de dança no cotidiano da escola pública, e do ensino fundamental 1, especialmente quando ancorada numa parceria estratégica e no vasto repertório do folclore brasileiro, deixa de ser um projeto paralelo. Ela se torna um núcleo gerador de significado.

É através do movimento que as crianças aprendem sobre si, sobre o outro e sobre o país que habitam. Elas desenvolvem ferramentas cognitivas e emocionais essenciais, ao mesmo tempo que se tornam guardiãs e renovadoras da cultura popular, dançando um futuro mais integrado, expressivo e cheio de saber.
No contexto específico da criança da escola pública, muitas vezes privada de acesso a bens culturais sistematizados, a oficina de dança assume um papel democratizante e emancipatório. Ela oferece um território seguro para exploração da identidade, do potencial criativo individual e coletivo, valorizando saberes corporais que frequentemente ficam à margem do ambiente escolar tradicional.
O sucesso e a sustentabilidade das ações artísticas dependem intrinsicamente de uma relação de parceria sólida e dialógica entre o projeto de dança e a unidade escolar. Esta parceria não se resume a uma permissão para uso do espaço, mas é um tecido de colaboração contínua.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
#institutoculturalvale #bahia #rouanetnasfavelas #bairro #nordeste #temartistanaquebrada #produção #valéria #bastidores #salvador #escolamunicipalprofessorafonsotemporal #empat #arteeducação #professor #professora #vale #OficinadeDança #arte #cultura #viral #folclore #brasil #governofederal #minc #ministériodacultura #patriaamada



















Comentários