Oficina de Dança, nº 05, realizada dia 27/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5º ANO A, do ensino fundamental 1:
- SADOQUE
- 31 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
O segundo encontro com a turma teve como objetivo principal aprofundar os fundamentos conceituais da dança, partindo de sua conceituação básica.

A sessão iniciou-se com uma retomada dialógica dos tópicos discutidos no encontro anterior, focando nas relações subjetivas e experiências prévias dos discentes com a dança. Como estratégia para materializar e visualizar essas percepções, foi proposta uma atividade de registro imagético, na qual os(as) alunos(as) produziram desenhos em resposta ao questionamento: "O que a dança te faz lembrar?".

A partir das produções, conduziu-se uma discussão coletiva para contextualizar e analisar os elementos emergentes, articulando-os aos conceitos teóricos em estudo. Como desdobramento, foi atribuída uma tarefa extraclasse de pesquisa, que servirá de base para a construção colaborativa de um trabalho a ser exposto em sala.
Na sequência, a aula direcionou-se para o desenvolvimento psicomotor, por meio de exercícios de coordenação motora com base em repertórios de dança circular. O encerramento foi dedicado a exercícios de alongamento integrados a brincadeiras de matriz cultural local, promovendo assim a integração grupal e o reconhecimento de expressões corporais regionais.
Os debates conceituais iniciados serão retomados e ampliados no próximo encontro.
Cabe ao arte-educador, no âmbito de ações formativas – em especial aquelas de caráter artístico-pedagógico, como expresso na condução de oficinas de dança, mediar a integração entre os fundamentos teóricos e a aplicação prática. Para tal, vale-se de estratégias que mobilizem elementos lúdicos, experiências disruptivas e práticas emancipatórias, as quais promovem um engajamento além do convencional.
No contexto do desenvolvimento infantil, a aprendizagem é efetivamente assimilada e potencializada por meio de atividades práticas que gerem envolvimento, provoquem interesse, promovam o divertimento e, consequentemente, estimulem a participação voluntária e ativa da criança.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.

















Comentários