Oficina de Artesanato, nº 15, realizada dia 17/07/2025, no Centro Educacional Paulo VI - AZAMEJ, no turno vespertino, com a turma do Auxílio às Disciplinas Essenciais:
- SADOQUE
- 21 de jul.
- 2 min de leitura
No segundo turno, a pró Clemilda, assumiu a oficina ensinando os alunos a montarem artesanalmente, um porta copo, que pode ser usado como descanso para panela, com muitas outras utilidades e finalidades.

Claro, toda aula começa com o preparo da sala, bem como a apresentação dos materiais de apoio pedagógico. Utilizamos: madeira cortada em medida específica, cola, pedaços de pisos (sobras de construção para reutilização), rejunte, água (para diluir a cola, e preparar o rejunte).
A pró Clemilda seguiu com as orientações acompanhada de Sadoque, da professora na unidade educacional Adriana, e a auxiliar de classe que esteve presente. Por ultimo não menos importante, os alunos e alunas. A turma da tarde é maior, o envolvimento e discernimento também, o que muito contribuiu para o desenvolvimento das atividades, conforme o planejamento.
Os alunos e alunas confeccionaram artesanalmente suas peças, com técnicas de mosaico, iniciando com a cobertura de cola sobre a madeira que foi utilizada como base, o encaixe dos pedaços de pisos das extremidades da madeira, e depois, iam fechando o centro da peça, os espaços que ficaram nas peças, são preenchidos e corrigidos com o rejunte, disso a peça é colocado para secar durante 24 horas, tempo que combinamos para finalizar no próximo encontro.
Concluímos o encontro com a montagem da peça, com aprendizado prático e imediato. Combinando teoria e prática, aplicados mutuamente.
FICHA TÉCNICA:
Clemilda Maria / @cleomaria14 – Oficineira
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
























Comentários