Oficina de Artesanato, nº 02, realizada dia 08/05/2025, no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, no turno vespertino, com a turma do 7º ano, do fundamental 2:
- SADOQUE
- 11 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de jul.
Na segunda turma que recebe as intervenções da oficina, explanamos o que vem a ser a nossa abordagem pedagógica dentro do bairro de Valéria, e a continuidade das ações dentro da unidade educacional, junto as duas turmas que estaremos ao longo dos encontros.

Na ocasião, Clemilda, pedagoga, e na ocasião atuará como oficineira de artesanato, explanou o que vem a ser artesanato, a metodologia de ensino pautada na abordagem artístico pedagógico, aplicada em sala com o conceito construtivista.

Sadoque, enquanto coordenador geral, abordou das questões de transparência do projeto, e dos instrumentos para tanto, dando como exemplo a ficha de inscrição e termo de autorização de uso de imagens que foram distribuídos em sala de aula com o apoio de Clemilda e Priscila.
Integrando o time esteve Priscila, que no conosco tem atuado como tradutora e interprete de libras, enquanto medida de acessibilidade, e democratização do acesso.
Enquanto proposta inicial, pedimos aos alunos e alunas participantes que fizessem um desenho de lugares e espaços dentro de Valéria, que para eles servem enquanto mecanismo de conexão e dão para a eles a sensação de orgulho enquanto moradores do bairro. E assim eles fizeram!
FICHA TÉCNICA:
Clemilda Maria / @cleomaria14 – Oficineira
Priscila Mota / @pmsantos_tilsp – Interprete de LiBras
Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral
O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.


















Comentários